Quilting à Mão
Ah como é bom fazer um quilting à mão de vez enquanto, não é mesmo? No mundo tão acelerado, uma rotina tão corrida e estressante, você poder ter um momento, mesmo que seja bem curto e fazer um pouco de quilting à mão como há muito anos se faziam, é maravilhoso, um bem necessário e gratificante!
É como poder desligar de tudo, fazer com que o tempo pare um pouco, sentir o momento presente, algo que é tão difícil hoje em dia e tão necessário para nossa saúde mental! É a mesma sensação de você passar uns dias no interior, no sítio, onde o tempo vai mais devagar e você realmente parece viver!
E deveríamos ter alguma coisa para fazer à mão, não é mesmo? Então vamos lá para quilting à mão!
Resolvi quiltar meu Upscale Plaid Quilt da @loandbeholdstitchery à mão, um quilting reto e simples, seguindo as costuras dos blocos.
Aqui vai todo passo-a-passo de como eu faço quilting à mão. Ainda estou fazendo mas meus planos é terminar logo esse quilt, principalmente porque quero usar nesse inverno de 2024!
Vamos para os materiais:
MATERIAL QUILTING À MÃO:
1) Linha de bordar DMC (cotton perle) tam. 8
2) Agulha de bordar da Clover
3) Dedal de silicone da Clover
4) Dedal em couro da Clover
5) Alfinetes abauladas
6) Marcador hera (para marcar traços de quilting)
7) Régua
8) Tesourinha ponta fina
Links onde encontrar os materiais listados no final do artigo.
PASSO-A-PASSO DA EXECUÇÃO
1) MARCANDO OS RISCOS:
Antes de mais nada precisamos sanduichar a peça e há várias maneiras de sanduichar: usando spray, alfinetes ou alinhavos.
Quando eu faço quilting à mão, sempre opto sanduichar com alfinetes pois spray pode dificultar na execução por causa da cola que pode aderir na agulha no momento de fazer o quilting! E aqui é muito importante que o quilting seja da maneira mais fácil para trabalhar com a agulha!
Outro detalhe quando faço quilitng à mão e em peças grandes como quilts eu prefiro fazer quilting retos, nada muito elaborado que possa dificultar. Ou seja, um quilting simples e reto! E para isso uso meu marcador hera (marca Clover) para vincar os riscos de quilting.
Como eu projeto esses riscos? Geralmente que faço um quilting reto nas costuras dos blocos e entre eles vejo qual espaçamento bom para que o quilt fique com quilting legal, ou seja, que não fique tão vazio e nem tão preenchido pois não há necessidade de ser um quilting exagerado.
Como esse quilt tem blocos todos retos decidi colocar mais alguns riscos entre eles conforme a largura. Irei quiltar nas costuras e nesses riscos feitos! Utilize uma régua para facilitar na hora de marcar! E sempre faço essas marcações com as 3 camadas juntas! Sem a manta por baixo, marcação ficará difícil hein!
Essas marcações com Hera faço tudo antes de colocar os alfinetes unindo as 3 camadas, eu acho mais fácil para marcar sem alfinetes, mas há quem prefere fazer marcações após alfinetados! Ah não se preocupe, as marcações não somem tão fácil, elas são como quando o tecido está amassado, e convenhamos, dependendo do amassado só com ferro para tirar, não é mesmo?
Claro que conforme você vai mexendo, quiltando, e por muito tempo pode ser que os vincos desaparecem mas então é só passar novamente, nada tão difícil!
2) ALFINETANDO
Riscos feitos, agora chegou a vez de alfinetar para unir as 3 camadas! Nesse quilt específico eu utilizei a manta Ambar 200 e forro flanelado! Sim quilters, é uma manta mais grossa e o tecido flanelado é levemente mais grosso que tricoline! Quero usá-lo no inverno mas acho que com uma manta Poly 100 ou 150 já resolveria!
Isso quer dizer que no momento do quilting, exigirá mais das suas mãos e destreza com agulha, mas estou quiltando tranquilamente! Agora certeza que, com forro em tricoline e uma manta mais fina, ficará uma delíciaaaa e fácil de quiltar! Garanto!
Uso espaçamento entre os alfinetes de aprox. 15 à 20cm e intercalo as fileiras para que os alfinetes fiquem bem intercaladas!
Ah um conselho de ouro, se você tiver uma mesa para fazer esse processo de marcação, alfinetar, sanduichar será melhor, nem que o quilt não ocupe toda a mesa, faça parte a parte! Isso vai te ajudar muito com a coluna e os joelhos! Ninguém merece vc ficar agachada, não é mesmo?
QUILTING À MÃO - mão na massa!
Bem agora começar a quiltar! E dessa forma sanduichada você pode levar seu quilt pra qualquer lugar ok! Bem, quando se trata de quiltar veja um local que tenha bastante iluminação e conforto para você! Pode ser em uma poltrona com boa luminária, uma mesa com cadeira confortável. Eu gosta de usar a mesa pois eu uso a mesa de apoio para deixar meu quilt enquanto estou quiltando certa área, fica mais fácil de eu manusear durante a execução.
Tamanho que uso de linha é aprox. 45cm e utilizo um passador de linha na agulha pois a linha perle cotton de bordado é mais grossa, mas ela passa tranquilamente nos buracos das agulhas pois estamos usando agulha de bordado! Qual tamanho da agulha usar? Isso vai de cada um, o kit da Clover vem com 7 tamanhos onde n.3 é agulha maior e n.9 a menor, tanto na espessura como no comprimento.
Sobre tamanho da linha, procure não cortar uma linha muito longa pois se não dificultará mais o início com uma linha tão extensa!
Após linha inserida, faz um nó de quilter, simples, de apenas uma volta! E vamos iniciar!
Gosto de iniciar mais na altura do centro do quilt e sempre insiro a agulha um pouco longe de onde iniciarei, para poder esconder o nó do inicio. Para esconder basta puxar levemente até ele penetrar entre as camadas e pronto, você pode começar ko seu quilting!
É nesse momento que coloco os meus dedais, de couro vai no meu dedo médio e silicone gosto de usar no indicador! Mas nesse quilt, em particular, por estar usando uma manta mais grossa e forro de flanela eu também estou usando dedal de silicone no dedão, para facilitar no momento de puxar a agulha!
Agora tudo pronto pra começar o quilting! Você fará pesponto, pequenos ou largos tanto faz, mas que sejam uniformes e seguindo as marcações! Claro que quanto menor o ponto melhor fica visualmente, mas tudo isso relativo pois você terá que encontrar o tamanho que fique confortável para você fazer levando em consideração a grossura do sanduíche!
Quanto mais fina e flexível for sua camada mais fácil será você fazer os pesponto menores! E conforme a pratica você poderá até fazer 3 pontos de uma vez só, agilizando a execução! maravilha não!
Bem, mas e quando a linha está acabando e você precisa arrematar? Muito simples, você vai parar deixando um pedaço de linha suficiente para fazer o nó e então usará a agulha para dar uma volta com a linha, segurar firme e puxar, fazendo o nnó (apenas uma volta é suficiente)!
E então vai inserir a agulha no mesmo lugar e sairá logo ao lado para poder puxar de leve esse nó e inserir dentro da camada, cortar o excesso da linha e pronto, você escondeu o nó!
Basta começar tudo de novo com uma nova linha na agulha e ir quiltando e curtindo esse tempo maravilhoso de quilting à mão! Te garanto que se sua camada for tranquila você se surpreenderá o quanto somos rápida para quiltar à mão! Verdade!
Ah quilters, como eu amo ter uma peça feito quilting à mão! Faça você mesma e depois me conta! Ah e poste no seu Instagram me marca @taniamogariquilter , ficarei super feliz e com prazer compartilharei no meu perfil!
ONDE ENCONTRAR MATERIAL:
Agulha de bordar, dedal silicone e de couro, passador de linha, marcador Hera da marca Clover:
1) Amazon
Linha DMC - Perle Cotton 8
1) Amazon
Alfinete abauladas
1) Amazon
Espero que esse blog tenha sido bem válido para vcs! E até o próximo blog!
Beijos e boas costuras!